Muitos vocalistas, locutores, professores, palestrantes e vendedores que utilizam a Voz todos os dias e dependem dela para desempenharem suas atividades acabam prejudicando suas carreiras profissionais por não darem a devida atenção aos Cuidados que devem ter com Sua Voz!
As pregas vocais podem ser acometidas por várias doenças, incluindo o câncer de laringe, a rouquidão funcional, os nódulos, cistos, edemas e paralisia.
Alguns desses problemas são resultados do uso excessivo ou inadequado da voz, devido aos longos períodos de utilização, falta de condicionamento (exercícios de aquecimento, respiração, projeção e dicção), imitação de outros padrões de voz, que não o do próprio indivíduo ou inadaptações fônicas devido a falta de adaptação do aparelho fonador à produção da fala.
Alguns fatores internos e externos também podem afetar Sua Voz...
• Álcool;
• Uso de drogas: ressecam a laringe, prejudicando a voz;
• Cigarro: a fumaça quente irrita e agride a mucosa da laringe e promove o surgimento do famoso pigarro;
• Alergias recorrentes;
• Alimentação;
• Poluição do ar;
• Ar condicionado: reduz a umidade do ar, ressecando a laringe.
• Problemas orgânicos.
A voz é o som que resulta da vibração das pregas vocais e de todas as estruturas do chamado aparelho fonador. A laringe é como se fosse um pequeno tubo que comunica a cavidade oral com a traqueia, levando o ar até os pulmões. Ela contém as pregas vocais e, quando o ar sai dos pulmões, ele vibra essas pregas, que se movimentam reduzindo ou aumentando a passagem do ar, produzindo sons que se amplificam no percurso até a boca.
Dica: Quer Saber como Cuidar da Sua Voz? Então comece pela RESPIRAÇÃO! Isso mesmo!
Conheça uma das Técnicas de Respiração que vai te ajudar a conquistar uma VOZ linda...
Existe um tipo de respiração adequada para desenvolver um canto ou oratória de forma eficiente e sem prejudicar as pregas vocais. O nome dessa respiração é Costo diafragmática abdominal.
O diafragma é um músculo de grande importância, pois ele é o responsável pela nossa respiração e nos auxilia como apoio para cantar. Segundo Sahdi, o diafragma mede 250 cm, é uma das partes integrantes da parede torácica e o principal músculo inspiratório.
O diafragma é responsável por 2/3 do ar que entra nos pulmões durante uma respiração normal. De acordo com a autora Sahdi (2014, pg 21) , para ter uma boa voz, deve-se ter uma boa respiração.
A respiração, é a base da técnica vocal e, é responsável por 70 a 80% da nossa qualidade vocal.
O segredo de uma boa respiração não está na capacidade pulmonar, mas sim em controlar, dosar e usar o músculo (diafragma) da forma adequada.
A respiração e a postura estão intimamente interligados e devemos encher a base dos pulmões de ar sem levantar os ombros, os ombros devem estar relaxados, a cabeça ereta, não deve haver nenhuma contração nos músculos do tórax, colo, laringe, garganta ou boca.
Aprenda AGORA um Exercícios Infalível para te ajudar a Respirar melhor...
Em casa, deitado de barriga para cima, com os braços ao longo do corpo e as pernas dobradas com joelhos na direção do teto, colocar um livro na região do diafragma e realizar a respiração diafragmática: Expirar - inspirar - expirar...
Fazer diariamente com duração de 3 a 5 minutos e observar a evolução.
Edição: Método Voz e Canto
Autora: Elis Ávila
Nos sigam nas REDES SOCIAIS: Insta: metodovozecanto | Face: @metodovozecanto
#auladecanto #aulasdecanto #técnicavocal #metodovozecanto #aulasdemúsica #mvc #professorparticular #métodocanto
Commenti